mãos entrelaçadas

Quando devo procurar ajuda psicológica?

Apesar da psicologia ser uma área muito popular, buscar ajuda psicológica ainda é um tabu na sociedade. São muitas suposições, dúvidas, e até mesmo preconceitos que rondam o tema, dificultando o acesso à ajuda. 

Porém, a necessidade de procurar começa manifestando-se de maneira muito sutil. A terapia é um caminho para o auto conhecimento e também tratar doenças que podem iniciar de maneira silenciosa. 

Saiba o que é ajuda psicológica, como identificar se você precisa de ajuda, e como pedir. 

Mas afinal, o que é quando deve-se procurar ajuda psicológica?

Você com certeza conhece alguém que faz terapia, mas, o que muitas pessoas provavelmente não sabem é que há muito mais estudo e comprometimento nesta área além de “ouvir conselhos”.

Primeiramente, existe uma grande diferença entre a função de um psicólogo e de um psiquiatra, porém, dependendo da necessidade, os dois podem trabalhar em conjunto para auxiliar os pacientes. 

Os psiquiatras são os médicos que se especializaram na área da psiquiatria e são aptos para diagnosticar e tratar doenças mentais de comportamento. Já os psicólogos são pessoas formadas em psicologia, voltados para entender a mente do paciente, prevenindo qualquer inquietação mental.

É muito importante a pessoa que estiver buscando ajuda procurar indicações e ser honesto no que sente para ser melhor orientado. Além disso, cada profissional pode seguir uma linha de pesquisa diferente, então cabe ao paciente escolher o que mais atende suas necessidades e faz com que se sinta confortável. 

Como eu sei se preciso de ajuda psicológica?

Existem várias maneiras de saber se você precisa de ajuda ou não, mas o importante é tomar a iniciativa para procurar um profissional, isso facilita muito mais seu processo de compreensão do que você está vivendo no presente.

Não existem sintomas definitivos para alguém começar a procurar ajuda psicológica, pois cada caso é diferente do outro, mas os mais comuns são:

  • Quando você sofreu um trauma ou uma perda
  • Quando você está desanimado constantemente
  • Quando você faz alguma ação repetitivamente de forma compulsiva
  • Quando você tem problemas de relacionamento
  • Quando você começa a questionar sua existência
  • Quando seu humor de forma repentina

Você pode procurar ajuda psicológica quando, basicamente, não se sente plenamente feliz ou confortável com a sua vida, ou determinada situação, seja no trabalho, na família ou na vida amorosa. Alguns dos primeiros sintomas para acender o “sinal vermelho” podem ser estresse contínuo, insônia com frequência, vontades repentinas de chorar e não realizar tarefas do cotidiano.

Mas qual a importância dessa ajuda?

A importância de buscar ajuda profissional de um psicólogo é muito importante porque é uma coisa que afeta a pessoa diariamente, pois sempre estamos pensando, vivendo e tomando ações que influenciam o modo como a gente vê as coisas. A partir do momento que essa cadeia de pensamentos começa a sair do lugar, pode ocorrer um grande prejuízo em nosso psicológico, podendo até se transformar em um prejuízo físico, sendo chamadas de doenças psicossomáticas. 

Ficar muito tempo estressado pode causar taquicardia, dor de cabeça, doenças de pele, gastrite, asma, bronquite, entre outras. Isso ocorre porque sua mente faz seu corpo trabalhar, e quando ela está sobrecarregada, seu corpo começa a se sobrecarregar também.

É por isso que nós do Ôn Vida+ nos preocupamos com a saúde mental e física de nossos clientes.

O Ôn Vida+ possui assistência psicológica de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É só ligar e em até 48h você poderá falar com um profissional para te dar suporte e indicar os próximos passos para uma saúde mental equilibrada.

E lembre-se: uma vida saudável também deve incluir a sua mente, cuide dela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezesseis =