Mulher sentada na cama

Insônia: saiba o que é e como tratar

Muito se escuta sobre a importância de uma boa noite de sono para se ter um bom dia. E não é mentira, as tais 8 horas de sono que normalmente são recomendadas fazem toda a diferença no dia a dia. Um bom sono, além de ser uma necessidade humana, é o ingrediente perfeito para manutenção da saúde, mais disposição e tantos outros benefícios.

Porém, para muita gente, manter a qualidade do sono não é tão fácil. Caso você faça parte do grupo que possui dificuldade em ter uma noite bem dormida, a insônia pode estar te visitando. Conheça mais sobre esse transtorno do sono e saiba como tratá-lo.

Afinal, o que é insônia?

Já passou pela situação de se sentir cansado, com sono e, mesmo assim, não conseguir pegar no sono? A insônia é exatamente essa dificuldade ou incapacidade de começar a dormir ou manter o sono durante toda a noite.

A insônia pode aparecer em diferentes níveis, sendo que cada um deles apresenta um impacto diferente na vida e no sono do paciente. O tipo mais ameno é chamado de insônia transiente e costuma atacar em alguns dias durante um período médio de até 21 dias.

Já a insônia crônica apresenta maior duração e vai além das 3 semanas de noites mal dormidas. A insônia intermitente intercala períodos de sono regular com períodos insones, onde existe dificuldade em dormir.

Independentemente do nível da insônia, sua presença impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde mental. O paciente com insônia não se sente descansado após dormir, se irrita com facilidade e apresenta dificuldade de concentração. Outro sintoma comum são  dores de cabeça constantes. A insônia constante também deve ser motivo para procurar avaliação psicológica. Por esse motivo, é importante conhecer as causas da insônia para evitá-la.

O que causa a insônia?

A insônia pode surgir por diversos fatores na vida de uma pessoa. Características como mudanças na rotina podem impactar diretamente na qualidade do sono. Porém, os motivos mais comuns para gerar um diagnóstico com insônia são:

  • estresse;
  • depressão;
  • hábitos inadequados, como comer, assistir TV ou usar dispositivos móveis, como smartphones, tarde ou muito próximo do horário de dormir, ;
  • estilo de vida irregular e sem prática de atividade física;
  • transtornos hormonais, neurológicos ou mentais;
  • problemas respiratórios e gastrointestinais;
  • consumo excessivo de cafeína, nicotina e álcool;
  • medicação, entre outros.

Em casos específicos, a insônia pode surgir associada à doenças como câncer, AVC, distúrbios da tireoide, Parkinson e Alzheimer.

Como tratar insônia?

O médico é o profissional adequado para identificar a causa da insônia e prescrever um tratamento seguro e eficaz. Porém, em muitos casos, o tratamento da insônia costuma ser comportamental. Ou seja, o paciente é orientado a rever alguns hábitos que podem estar impactando diretamente na qualidade do sono.

Criar uma boa rotina de sono, com horários mais fixos para dormir e acordar, assim como fazer atividades relaxantes antes de dormir ao invés de assistir à TV ou ficar mexendo no celular pode ser muito útil para tratar a insônia. 

Preparar o ambiente de dormir para que ele seja confortável, silencioso e tenha baixa luminosidade também ajuda a criar o clima ideal para um sono de qualidade. Apostar em uma alimentação equilibrada, com alimentos mais leves durante a noite e baixo consumo de cafeína, cigarros e álcool também é recomendado.

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