médica mexendo no celular

Entenda o que é Teleconsulta, como e quando contratar

A teleconsulta é um método de atendimento remoto, utilizado principalmente para o paciente que tem dificuldade ou não consegue se locomover a um consultório médico, mas também veio como uma maneira de trazer acessibilidade e democratização na área da saúde.

Como diversas indústrias e setores, o setor da saúde vem se digitalizando e passa nos últimos anos por uma  grande transformação, e, dessa forma, pacientes, profissionais da área, planos de saúde e convênios têm que se adaptar às mudanças e utilizar seus  benefícios. 

O que é teleconsulta? 

A teleconsulta é o processo de consulta médica feita de maneira remota, ou seja, sem a obrigatoriedade de ir a um hospital ou clínica.A partir de maio de 2020, a teleconsulta no Brasil pode ser feita para todas as especialidades de saúde, principalmente devido a pandemia do covid-19. Contudo é utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde os anos de 1990, principalmente para atender as regiões mais afastadas dos grandes centros no país.

Como funciona a teleconsulta no Brasil?

Ela é realizada através da tecnologia podendo ser feita por um chat, como uma vídeo consulta, por uma ligação telefônica ou por um aplicativo. Ela pode ser feito em tempo real ou, de qualquer lugar, bastando apenas ter um aparelho com acesso à internet.

Saiba também: Telemedicina: tudo o que você precisa saber

Além disso, é um método muito usado quando é necessária uma segunda opinião médica sobre determinado sintoma ou diagnóstico, principalmente por aqueles que já acompanham o paciente a diversos anos e já tem o histórico daquela pessoa.

Quais são as vantagens da teleconsulta?

As principais vantagens da teleconsulta são:

  1. A acessibilidade a saúde

Como já dito anteriormente, mesmo nas regiões mais remotas o acesso a saúde se tornou possível através da teleconsulta. Além disso, para pessoas que têm dificuldade para a locomoção, como deficientes físicos, visuais ou idosos, essa pode ser uma excelente opção, principalmente se o médico que fizer essa consulta já acompanhar este paciente.

  1. A possibilidade de ser atendido por médicos de todo o Brasil

Muitas pessoas têm receio da consulta perder qualidade, porém em alguns casos o médico que vai realizar o atendimento pode ser ainda melhor, pois, você tem a possibilidade de ser atendido por um profissional de qualquer lugar do Brasil.

  1. A segurança e armazenamento de dados remoto

Muitas pessoas acabam perdendo a receita médica, a solicitação de exame e qualquer outro papel que o profissional entrega para o paciente. Com a teleconsulta, isso não acontece, pois, este documento fica armazenado de maneira remota naquela determinada plataforma e para ter acesso é só baixar ele.

  1. A redução de custos para médicos e pacientes

Tanto para pacientes quanto para médicos existe uma redução de custo e também um ganho de tempo, principalmente para os pacientes, que agora não precisam mais se deslocar até o consultório médico, algo que em alguns casos levaria horas devido ao trânsito, para ser atendido. 

  1. A emissão de laudos e diagnósticos a distância

Você pode receber laudos e diagnósticos a distância, dessa forma, consegue ser medicado mais rápido e consequentemente se curar daquela doença de maneira mais veloz. Além disso, consegue enviar laudos para que o médico possa verificar de maneira simples e prática.

Como ter teleconsulta com o Ôn Vida+?

Para ter uma teleconsulta com o Ôn Vida+, existem dois planos principais, o Plano Tele e o Plano Vídeo. A principal diferença é que para o primeiro, não é possível realizar consulta por vídeo, prescrição online e não está inclusa a odontologia de urgência. Por conta do Plano Tele não permitir receita médica, com ele é mais difícil conseguir descontos nas farmácias.

Para todos eles, basta ligar na central pedindo para falar com um médico daquela determinada especialidade. Após isso, você será automaticamente direcionado para o especialista. Além de tudo isso, você não precisa de agendamento e possui consultas ilimitadas.

Se você quiser saber mais detalhes e quer fazer sua teleconsulta com um profissional de qualidade de maneira prática e rápida, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 7 =