materiais de dentista em uma mesa

Urgência odontológica: o que é e quando procurar

Existem diversos tipos de situações médicas e algumas das mais graves são os casos de urgência e isso também é válido na área de odontologia. As urgências odontológicas são mais comuns do que as pessoas imaginam e devem ser tratadas de maneira rápida, evitando maiores danos.

Alguns casos em que ela costuma ocorrer é quando o paciente possui alguma doença que afeta a gengiva ou a polpa dos dentes ou quando sofre algum tipo de lesão praticando algum esporte ou alguma atividade física. 

O que é a odontologia de urgência?

A odontologia de urgência é caracterizada por um problema dentário, na gengiva ou na boca de que necessita ser solucionado de maneira rápida por um profissional. Seja para salvar um dente, interromper algum sangramento contínuo que está acontecendo ou aliviar uma dor intensa que o paciente está sofrendo.

Em determinadas ocasiões, como, em determinadas gengivites e quando o paciente está sentindo dor em um determinado local da sua boca, não necessariamente isso é caracterizado como uma urgência odontológica, mas como são situações anormais, elas precisam ser analisadas por um profissional da maneira mais rápida possível, para avaliar qual a gravidade, como tratar e se é necessário realizar algum procedimento cirúrgico.

Quando procurar uma urgência odontológica?

Você deve procurar por uma urgência odontológica principalmente em caso de fraturas, feridas intensas, dores, sangramentos e outras situações anormais que estejam causando um grande desconforto.

É importante que em caso de dúvida sobre o que está causando aquela determinada dor, você recorra a ir em uma urgência odontológica, pois, apesar de alguns casos parecerem ser “óbvios” e fáceis de serem resolvidos, eles podem ser enganosos e somente um dentista vai poder dar o diagnóstico correto e passar o tratamento adequado para aquela determinada doença ou dor.

Uma das maneiras de ser atendido rápido e encaminhado por uma clínica é utilizando urgência odontológica do Ôn Vida+, que permite realizar consultas por teleconsultas e, caso seja necessário, encaminha você para a clínica mais próxima.

Quais são os tipos de urgência odontológica? 

Os principais tipos de urgência odontológica são:

Fraturas

As fraturas ocorrem principalmente na prática de atividades esportivas que possuem um alto contato, como futebol, boxe, basquete e outros. Porém, podem acontecer também em acidentes e quedas.

Apesar dos dentes serem fortes, a depender da queda e do impacto eles não suportam aquela determinada pressão a que foram exercidos e acaba fraturando, quando a fratura se estender até a raiz do dente a dor costuma ser insuportável. Independente disso, para os casos de fraturamento é recomendável ir a um dentista o mais rápido possível.

Infecções

As infecções são bem comuns, principalmente devido a má higiene bucal e a má alimentação. Além disso, podem existir doenças como herpes labial e gengivite, que apesar de não serem casos de urgência, é necessário atendimento médico.

Os principais sintomas são dificuldades para engolir, inchaços na boca ou dificuldade de respirar, em muitos casos essas infecções acontecem apenas em estágios mais avançados, quando poderiam ser identificadas ou tratadas anteriormente pelo paciente e como isso não aconteceu, acabam virando casos urgentes.

Situações diversas

Existem algumas situações específicas, como:

  • dor relacionada ao dente do siso;
  • complicações pós-operatórias;
  • cárie profunda;
  • sensibilidade;
  • Entre outras.

Nestes casos, devido a dor extrema ou ao incômodo que eles acabam gerando, também é necessário recorrer a uma urgência odontológica.

Como funciona a urgência odontológica do Ôn Vida+?

A odontologia de urgência do Ôn Vida+ funciona 24h por dia, com ela você conta com dentistas que possuem consultório próximo a sua casa ou que até mesmo podem fazer o atendimento domiciliar. Por fim, você também pode ser encaminhado para uma clínica conveniada.

Com todos esses benefícios, você garante que caso surja algum incômodo ou dor, ele seja tratado da maneira mais rápida e eficiente possível. Para saber mais, entre em contato conosco.

1 comentário em “Urgência odontológica: o que é e quando procurar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezessete =