Tudo sobre nutrição esportiva

Um atleta sempre quer alcançar a perfeição no esporte em que ele pratica, sempre superando limites nos treinos e elevar seu corpo ao máximo. 

Podemos ver parte do resultado dessa maratona de exercícios através da aparência física de cada atleta, com a sua evolução física de acordo com a intensidade dos treinos. Porém, um corpo dentro dos padrões nem sempre é um corpo saudável.

Níveis de hormônios e nutrientes no sangue são muito importantes para o desempenho do atleta também, por isso é importante ele estar fazendo exames médicos periodicamente, além de seguir uma dieta que condiz com os objetivos que a pessoa quer alcançar.

Saiba o que é nutrição esportiva e sua importância.

Mas o que é nutrição esportiva?

Como dito anteriormente, nutrição esportiva é a área da nutrição em que é estudado formas de ajudar o atleta a melhorar sua performance, com uma dieta regrada em nutrientes que ele irá precisar para  alcançar suas metas, ao mesmo tempo que o deixa o mais saudável possível para não ter complicações de alguma atividade física.

O atendimento de um nutricionista esportivo deve ser diferente de outros nutricionistas convencionais porque o atleta pode estar exposto a maiores prejuízos físicos durante uma atividade física caso o acompanhamento e as orientações não supram os nutrientes para sustentar seu corpo. Junto com seu médico, eles vão receitar quais são as melhores vitaminas para cada tipo de caso.

Quais são os benefícios da Nutrição esportiva?

Os benefícios vão muito além de perda ou ganho de massa, uma maior resistência do corpo, mas também vai auxiliar muito a sua mente na parte da concentração e da ansiedade. 

Quando o corpo está estressado, é normal ter uma alimentação mais gordurosa, e isso pode afetar seus níveis de açúcar no sangue, fazendo assim você ter um comportamento mais ansioso.

Produtos sintéticos também são muito usados por atletas que buscam um maior resultado, mas é trabalho do nutricionista dar a cartada e falar se tal comprimido ou remédio é favorável ou não para a pessoa, conforme as restrições do corpo do paciente ou as normas esportivas que cada competição tem.

Dicas de alimentação para esportistas

As dicas de alimentos para os atletas dependem muito do objetivo da pessoa

  • Proteínas é recomendado paras as pessoas que querem ganhar massa muscular e ganhar energia, então alimentos como carnes, peixes e frango são ideais para a pessoa consumir se ela quiser fazer um treino pesado. Geralmente os nutricionistas recomendam carnes brancas ao invés das vermelhas, por ser uma fonte maior de proteína e serem absolvidas pelo corpo mais rápido, facilitando a digestão e impedindo de o corpo ter problemas digestivos e incomodados durante os exercícios físicos.
  • As gorduras boas são muito boas para diminuir o colesterol, fazendo assim a pessoa não tem uma maior chance de doenças cardiovasculares. Exemplos de gorduras boas são abacates, ovo, salmão, queijo, chia e linhaça.
  • Fibras são de suma importância para a flora intestinal, pois facilita a digestão de alimentos consumidos. Saladas e vegetais são um bom pedido.

O Ôn Vida+ traz suporte de nutricionistas e educadores físicos para você

Você consegue conectar com uma rede de nutricionistas e outros especialistas no assunto através de telefone ou por vídeo, no conforto da sua casa, a hora que você quiser. 

Além de ter um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, você ainda tem vários outros benefícios, tudo com um atendimento personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =