A medicina ocupacional, conhecida também como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ferimentos que aconteçam no serviço.
Nesse texto explicamos como ela surgiu e quais seus benefícios!
Como surgiu a medicina ocupacional?
A medicina ocupacional surgiu em 1830, durante a revolução industrial, quando o dono de uma indústria têxtil, Robert Demham, pediu para seu médico analisar os colaboradores e realizar o diagnóstico da saúde deles.
No Brasil, ela surgiu em conjunto com a Consolidação das Leis do Trabalho em 1944.
Os benefícios da medicina ocupacional para a sua empresa
O empregado se sente seguro realizando sua atividade
Podendo contar com a medicina ocupacional, o empregado vai estar apto a realizar seu trabalho e trabalhará de forma mais produtiva.
Medicina ocupacional reduz custos
Com a melhora da qualidade de vida no trabalho e da segurança no mesmo, o empregador diminui custos com afastamentos e potenciais ações judiciais de seus empregados contra a empresa.
Também é possível detectar se um colaborador apresenta algum tipo de problema ou tem alguma queixa de saúde e isso pode ser tratado no começo da doença.
O engajamento entre a equipe aumenta
Cursos e capacitações também são formas de ter um maior contato e feedbacks com sua equipe, podendo unir o time para que ele alcance melhores resultados.
Por fim, com a medicina ocupacional pode-se fazer um plano de ação a partir de maneira preventiva para cada um dos colaboradores, visando ter sua saúde e seu bem estar, reduzindo gastos e trazendo maior qualidade de vida e produtividade para o funcionário.