Saiba tudo sobre medicina ocupacional

A medicina ocupacional, conhecida também como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ferimentos que aconteçam no serviço.

Nesse texto explicamos como ela surgiu e quais seus benefícios!

Como surgiu a medicina ocupacional?

A medicina ocupacional surgiu em 1830, durante a revolução industrial, quando o dono de uma indústria têxtil, Robert Demham, pediu para seu médico analisar os colaboradores e realizar o diagnóstico da saúde deles.

No Brasil, ela surgiu em conjunto com a Consolidação das Leis do Trabalho em 1944.

Os benefícios da medicina ocupacional para a sua empresa

O empregado se sente seguro realizando sua atividade

Podendo contar com a medicina ocupacional, o empregado vai estar apto a realizar seu trabalho e trabalhará de forma mais produtiva.

Medicina ocupacional reduz custos

Com a melhora da qualidade de vida no trabalho e da segurança no mesmo, o empregador diminui custos com afastamentos e potenciais ações judiciais de seus empregados contra a empresa.

Também é possível detectar se um colaborador apresenta algum tipo de problema ou tem alguma queixa de saúde e isso pode ser tratado no começo da doença.

O engajamento entre a equipe aumenta

Cursos e capacitações também são formas de ter um maior contato e feedbacks com sua equipe, podendo unir o time para que ele alcance melhores resultados.

Por fim, com a medicina ocupacional pode-se fazer um plano de ação a partir de maneira preventiva para cada um dos colaboradores, visando ter sua saúde e seu bem estar, reduzindo gastos e trazendo maior qualidade de vida e produtividade para o funcionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =