mulher realizando exercício físico

Não fique parado! Saiba importância de um preparador físico para a saúde

Todo mundo teve contato com um educador físico em algum período da vida. Seja na fase escolar, durante a prática de algum esporte ou em um momento recreativo, este profissional mostra, de alguma forma, a necessidade e importância de se movimentar. 

Mas, você sabe exatamente o que faz um educador físico? Saiba os motivos pelos quais essa profissão é tão importante para a sua saúde.

Entenda a importância de um educador físico para a saúde

O educador físico é um profissional que se graduou em Educação Física na universidade. Após a formação, normalmente 4 anos, ele pode atuar em diferentes áreas. As ocupações mais comuns deste tipo de profissional são como personal trainer, orientador e professor em academias e escolas. Eles também podem trabalhar promovendo atividades recreativas em clubes, resorts e empresas privadas, promovendo a ginástica laboral, por exemplo.

É possível ainda que o educador físico atue como preparador físico de atletas e ministre tratamentos direcionados para portadores de deficiência física. Em todas as posições, o profissional tem como maior objetivo mostrar a importância de realizar exercícios físicos de maneira adequada.

Ter o acompanhamento deste  profissional é essencial para realizar movimentos de forma correta, saber respeitar seus limites e sempre renovar os treinos para atingir melhores resultados.

Quais são os benefícios em realizar exercícios físicos?

A lista de benefícios oferecidos pelos exercícios físicos é grande. Primeiramente, se movimentar é uma arma poderosa contra o sedentarismo. Segundo, enquanto se movimenta o corpo libera endorfina (considerada o hormônio da felicidade) e serotonina (neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar).

Os motivos não se restringem apenas à categoria física: as atividades físicas promovem também a saúde mental de seus praticantes.  A realização de exercícios físicos impactam positivamente pacientes com quadros de ansiedade e depressão, por exemplo.

Separamos alguns dos principais benefícios em realizar exercícios físicos:

  • Otimiza a capacidade cognitiva;
  • Reduz a ansiedade e o stress;
  • Aumenta a autoestima e sensação de bem-estar;
  • Aumenta a disposição física e mental;
  • Melhora sono, concentração e memória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Alivia a musculatura.

Como realizar atividades físicas em casa?

A boa notícia é que usufruir de todos os benefícios que os exercícios físicos oferecem é muito mais simples do que muita gente pensa. Não é obrigatório marcar presença diariamente na academia do seu bairro ou realizar atividades que não possui interesse. 

É possível realizar atividades físicas em casa, opção muito interessante em tempos de quarentena em decorrência da atual pandemia do coronavírus. As facilidades vão desde um acompanhamento via chamadas de vídeo, aos aplicativos de treino e aulas online.

Em apenas poucos minutos, qualquer tipo de pessoa pode se exercitar. As opções são muitas: treinos de fortalecimento, treinos de resistência, treinos de alongamento, treino com baixo impacto… o educador físico é o profissional ideal para indicar a melhor opção para você.

Como o Ôn Vida+ pode ajudar a exercitar fisicamente

Agora que você sabe sobre a importância do exercício físico e do papel do educador físico, que tal começar a se movimentar? Para dar o primeiro passo de forma certeira, o ideal é saber como está o seu estado atual de saúde, recebendo orientações de profissionais qualificados de forma prática e segura.

Por meio da Telemecina do Ôn Vida+ você recebe orientações de educadores físicos para combater o sedentarismo, além de indicação da melhor atividade física a ser adotada para o seu estilo de vida, buscando melhorar o seu condicionamento físico.
Ter uma boa qualidade de vida não precisa ser um capricho e, sim, um direito de todos. Com a contratação do Ôn Vida+ por uma mensalidade que cabe no seu bolso, você tem direito à serviço como Vídeo Consulta, Telemedicina e desconto em consultas e exames. Entre em contato para tirar todas as dúvidas e começar a ter uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =