mulher fazendo exercício na sala de casa

Sedentarismo: entenda o que é e suas consequências

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial está sedentária. Saiba o que é o sedentarismo, quais são suas consequências e como evitá-lo. 

Afinal, o que é sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou ausência de exercícios físicos e uma pessoa pode ser diagnosticada com esse problema segundo diversos critérios diferentes, um deles é a realizar atividades físicas em tempos menores que 150 minutos durante a semana. 

Quais são os riscos do sedentarismo?

Os principais riscos associados ao sedentarismo são:

  • Obesidade
  • Aumento do colesterol
  • Problemas articulares
  • Problemas cardiovasculares

Além destes problemas de saúde, existem diversos outros problemas que podem ser causados pelo sedentarismo. Cuidar do seu corpo e praticar atividades físicas é necessário em todas as faixas etárias, com atenção especial às pessoas idosas, que precisam de exercício físico para evitar possíveis doenças.

Como evitar o sedentarismo?

Para evitar o sedentarismo, não existe outra dica além de praticar exercícios. Porém, quando falamos de exercício físico, o primeiro pensamento costuma ser academia ou esportes, no entanto, a OMS recomenda no mínimo 30 minutos de exercício por dia, independente da modalidade. 

Ou seja, uma caminhada pelo bairro, subir escadas, ou correr, é considerado exercício que exclui uma pessoa do grupo de sedentários. Mas, é sempre recomendado buscar ajuda de um profissional para realizar atividades mais complexas, que podem auxiliar de acordo com o que você precisa.

Confira algumas dicas de como adaptar os exercícios físicos na sua rotina.

Escolha atividades físicas que você gosta

Se você não precisar fazer uma atividade física específica para tratar algum problema de saúde, o ideal é que você escolha um exercício que você tenha mais afinidade. Assim, você encontra motivação diária para não ficar parado.

Crie metas 

Se você não faz nenhuma atividade física, é bem difícil que ao definir uma meta de ir todos os dias da próxima semana para a academia, você consiga cumprir a mesma. Portanto, a meta deve ser atingível, mas também não pode ser um objetivo muito simples de se conquistar.

O ideal é que você entenda qual o seu atual estágio de sedentarismo e de disposição tanto física quanto de tempo para realizar aquele determinado exercício. A partir disso, definir qual será a meta de dias para executar essa atividade será mais fácil.

Mude seus hábitos e tenha uma alimentação saudável

Mudar hábitos do cotidiano pode fazer uma grande diferença, pois eles têm podem agravar o sedentarismo ou atrapalhar suas atividades físicas. Além disso, procurar um nutricionista para realizar exames e ter uma alimentação saudável é um excelente aliado na luta contra o sedentarismo.  

Conte com educador físico e nutricionista no Ôn Vida+

Agora que você já sabe o que é ser uma pessoa sedentária e as consequências prolongadas desse hábito, saiba como procurar a ajuda adequada. É essencial ainda que você tenha um suporte de um nutricionista, para que ele possa cuidar da sua alimentação e de um educador físico que vai definir qual a melhor atividade física para você e poderá passar e acompanhar suas rotinas de treino, sejam eles esportivos ou não.

Com a Ôn Vida +, você pode tem o suporte de profissionais de ambas áreas, de maneira online, sem precisar sair de casa, a um preço acessível, tornando ainda mais fácil o contato, a consulta e o acompanhamento profissional de um nutricionista e um educador físico. 

Para assinar, visite nossa homepage, conheça os pacotes disponíveis, assine online e comece a utilizar imediatamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =