prato com alimentação saudável

Consulta com nutricionista: entenda a importância

Muitas pessoas acabam se alimentando mal devido a rotina que é bastante corrida, comendo principalmente comidas de fast food e outras que não são saudáveis, porém são rápidas e práticas. Com isso, algumas doenças podem ser desenvolvidas pela má alimentação e entre as mais comuns estão: diabetes, hipertensão, entre outras.

Portanto, uma dieta balanceada é essencial, tanto para ter uma boa qualidade de vida, mesmo se você já possuir alguma dessas doenças, quanto como medicina preventiva, para garantir a saúde do seu corpo e fazer com que você prolongue sua vida e viva de maneira saudável. 

Dessa forma, ter uma boa alimentação com acompanhamento médico é o ideal para manter os exames em dias e evitar futuros problemas de saúde. Entenda o que faz um nutricionista, sua importância e como se consultar com um.

Nutricionista e nutrólogo: entenda a diferença

Muitas pessoas confundem e não sabem exatamente o que faz cada um desses profissionais, porém, é muito importante saber a diferença, pois, geralmente o nutricionista e o nutrólogo vão ter uma atuação complementar para garantir uma alimentação equilibrada.

A diferença entre os dois começa a partir da formação acadêmica, pois, o nutrólogo é formado em medicina e tem especialização em nutrologia, já o nutricionista é formado em nutrição. Portanto, o nutrólogo vai avaliar problemas nutricionais do paciente e relacionar eles com sintomas e possíveis doenças que podem estar sendo causadas por isso.

Já o nutricionista vai sugerir que a alimentação equilibrada que vai garantir com que você tenha uma boa qualidade de vida e consiga se manter saudável mesmo que já tenha alguma doença. É muito comum que atletas profissionais também tenham um acompanhamento com o nutricionista, pois, estes precisam sempre ter uma excelente condição física para alcançarem uma boa performance nas competições.

Dessa forma, o nutrólogo vai avaliar de uma maneira mais geral a saúde do paciente relacionar quais sintomas podem estar sendo causados por uma má alimentação e o nutricionista vai montar uma dieta para que o paciente possa ingerir os nutrientes de uma maneira que ele conviva bem com aquele determinado problema ou para obter alta performance.

Portanto, em muitas situações, os dois profissionais vão atuar em conjunto para fazer com que aquela determinada pessoa possa ter uma excelente qualidade de vida e para diminuir os riscos de determinadas doenças.

Por que se consultar com um nutricionista?

Muitas pessoas se fazem essa pergunta, portanto, listamos uma série de benefícios e agora você vai conseguir entender porque se consultar com um nutricionista é importante:

  1. Uma dieta balanceada evita e protege diversas doenças;
  2. A cada fase da sua vida você necessita de quantidades diferentes de determinados nutrientes;
  3. Se você quer ter uma boa forma física, uma dieta balanceada é essencial;
  4. Através da alimentação, você pode ser mais produtivo.

Além desses, existem uma série de outros benefícios que você vai ter ao realizar uma consulta com um nutricionista. Listamos esses quatro, pois, com eles você consegue perceber a importância desse profissional e o impacto que se consultar com um nutricionista e seguir a dieta passada por ele pode fazer na sua vida.

Quando saber a hora de procurar um nutricionista?

Existem diversos motivos que podem fazer você procurar um nutricionista, alguns deles são: déficit nutricional, emagrecimento, ganho de massa muscular, descoberta de uma restrição alimentar, controle de doenças, como, diabetes e hipertensão.

O fato é que não existe uma hora certa e o ideal é que você não espere por ela para procurar um nutricionista, pois, se você tiver que ir a um de maneira obrigada, isso pode significar que se já você tivesse feito isso anteriormente, provavelmente evitaria aquela doença ou o motivo que fez com que você fosse forçado a procurar um nutricionista.

Portanto, ir ao nutricionista “sem precisar” pode fazer com que você evite uma série de doenças e atinja a alta performance para aquele determinado objetivo, afinal a alimentação afeta nossos hormônios e está diretamente relacionada com a qualidade de vida.

Como consultar um nutricionista pelo Ôn Vida+?

Agora que você já sabe a importância do nutricionista e sabe que o ideal é se consultar com esse profissional sem precisar, você deve estar pensando em agendar uma consulta. Com o Ôn Vida+, você pode se consultar com profissionais renomados através da telemedicina que atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =