mulher fazendo exercício em casa

Exercício em casa: saiba como utilizar os materiais corretos

Mesmo antes da pandemia do covid-19, muitas pessoas acabavam optando por realizar exercícios em casa, pois, este tipo de atividade física possui uma série de benefícios. Um dos principais é o ganho de tempo no deslocamento, já que você não precisa ir para uma academia para praticar atividade física.

Porém, cabe ressaltar que o ideal ao fazer exercícios em casa é ser acompanhado por um educador físico para evitar possíveis lesões e erros de postura durante a atividade física. Além disso, você deve saber quais são os aparelhos adequados para treinar em casa. 

É possível fazer exercício em casa?

Sim, é possível fazer exercício em casa e através deles obter excelentes resultados. Porém, isso varia de acordo com o objetivo que você está buscando ao realizar aquela determinada atividade física, pois, existem pessoas que treinam em casa para diferentes finalidades e algumas delas são:

  • Emagrecer
  • Definir os músculos
  • Ganhar músculos
  • Perder gordura corporal
  • Ganhar massa magra

Além dessas, existem diversas outras possibilidades e o ideal é que você seja acompanhado por um educador físico para evitar possíveis problemas e para entender quais exercícios em casa você pode fazer para atingir aquele determinado objetivo.

Afinal, para cada um objetivos listados acima, diferentes exercícios serão necessários e é muito importante que junto a eles você vá até o nutricionista e faça uma dieta de acordo com o resultado que você deseja “colher”. 

Quais são os materiais ideais para treinar em casa ou ao ar livre?

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para treinar em casa ou ao ar livre, pois, a quantidade de exercícios que podem ser realizados é praticamente infinita. Contudo, os aparelhos utilizados para treinar em casa mais comuns são:

  • Estação de musculação
  • Barra de flexão
  • Corda
  • Elíptico
  • Halteres / Anilha
  • Kettlebel
  • Gym Ball
  • Jump
  • Faixa Elástica
  • Colchonete

Além desses, existem diversos outros aparelhos que podem ser utilizados para treinar em casa. Portanto, é muito importante que você defina o orçamento que tem disponível para comprar determinados equipamentos e saiba quais são os principais treinos que vai fazer, pois, dessa forma, poderá saber quais itens são necessários comprar ou não.

Como começar a fazer exercício em casa?

Para fazer exercícios em casa, antes de tudo que foi falado no texto, é imprescindível que você adeque sua rotina e tenha bastante disciplina e foco para começar a realizar a atividade física e continuar ao longo do tempo.

Para isso, você vai precisar de itens básicos,como, roupas apropriadas para a prática de exercícios físicos, um tênis para atividades físicas e exercícios, de preferência pré definidos e acompanhados por um educador físico para que você possa garantir que essa atividade não vai lhe causar nenhuma lesão ou problema por ela estar sendo realizada da maneira errada.

Outro ponto muito relevante ao definir que a partir daquele momento sua academia será em casa é que você tenha um horário disponível apenas para fazer isso, pois, se tiver que cozinhar, passar o pano na casa ou fazer outra atividade doméstica enquanto realiza exercícios físicos, eles serão malfeitos e provavelmente não vão trazer resultados. 

O Ôn Vida+ ajuda você com suporte de educador físico ao se exercitar

Como já citado diversas vezes durante o texto, ter o acompanhamento e o suporte de um educador físico é extremamente relevante, tanto para evitar lesões e problemas gerados a partir da atividade física em casa, quanto para definir os exercícios corretos para o seu objetivo e fazer você conseguir atingir os resultados mais rápidos com o auxílio de um profissional adequado.

Com os planos do Ôn Vida +, você pode contar com o suporte de um educador físico 24h por dia. A partir disso você vai ter melhores resultados ao treinar em casa e consequentemente vai atingir o seu objetivo de maneira mais rápida, se tiver disciplina, paciência e foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dois =