remédios espalhados em uma mesa

Saiba dicas de como armazenar bem seus remédios

Seja para aliviar sintomas rotineiros ou para ajudar durante o tratamento de doenças mais sérias, os medicamentos fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Porém, o que muitos não sabem é que para manter sua eficácia, os remédios precisam ser guardados corretamente – e existem recomendações para isso.

Quer descobrir como armazenar bem seus remédios? Confira as nossas dicas!

Como fazer um bom armazenamento de remédios?

Depois de realizar a compra do seu remédio e para realizar o tratamento segundo as orientações do seu médico, onde você costuma guardá-lo? A escolha de um local seguro, sem exposição ao calor ou umidade é essencial. Isso pode até parecer óbvio, mas na pressa do dia a dia esse detalhe pode passar despercebido.

Ambientes como banheiro e carro não são indicados. Para fazer um bom armazenamento de remédios, escolha um local fresco, arejado e com proteção da luz. Você pode optar por uma gaveta específica para remédios e eleger um cantinho fresco da casa para armazená-la. Esse cuidado evitará que o medicamento perca suas estrutura físico-química, ou seja, sua eficácia.

Além desse cuidado básico, existem outras dicas para realizar fazer um bom armazenamento de remédios:

  • Mantenha os medicamentos na embalagem original e com suas respectivas bulas;
  • Cada tipo de remédio exigirá um cuidado especial e, na dúvida sobre como fazer uma armazenagem correta, consulte sua bula ou embalagem original;
  • Mantenha os remédios longe do alcance de crianças os guardando em lugares trancados ou de difícil alcance, como armários altos;
  • Sobrou remédio após um tratamento? Descarte as sobras para evitar usar o medicamento futuramente por conta própria;
  • Se for adepto do porta-comprimidos, evite deixá-lo com medicamentos para mais de 48h de uso. Prefira retirar o remédio da cartela ou embalagem originais apenas na hora do consumo.

Quais são as consequências de um mal armazenamento de remédios?

Uma das principais consequências de um mal armazenamento de remédios é a perda de eficácia de suas fórmulas, o que compromete todo o tratamento, já que quando está fora de sua estrutura original o medicamento tende a não fazer mais efeito.

Além disso, a segurança do paciente também é comprometida. Quando não armazenados de forma correta e organizada, os remédios perdem sua identificação e, ao se misturar com outros, pode ser ingerido de forma incorreta ou, até mesmo, ser confundido com outro medicamento. 

Armazenar mal os remédios traz riscos à saúde? Quais?

Sim, não ter cuidado ao guardar seus medicamentos pode ser perigoso. Confira alguns riscos que podem ocorrer quando os remédios não são bem armazenados:

  • Crianças e pessoas que não deveriam podem ingerir remédios indevidamente por acidente;
  • Remédios fortes podem ser tomados no lugar de um mais simples e vice-versa, comprometendo o tratamento e saúde do paciente;
  • Os medicamentos podem estragar se mal armazenados e fazer falta quando surgir a necessidade de consumo.

Vídeo consulta com o Ôn Vida+ dá direito a receita e descontos nas maiores redes de farmácia do país

No atual cenário da pandemia do Coronavírus, é recomendado evitar idas ao médico sem grandes necessidades. Pensando na sua saúde e praticidade, o Ôn Vida+ oferece o serviço de vídeo consulta. Com ele você se cuida gastando pouco e o melhor, sem precisar sair de casa!

Disponível de forma ilimitada, 24h por dia e 7 dias por semana, a vídeo consulta não precisa ser agendada e é ideal para você tirar todas as suas dúvidas e receber orientações de médicos qualificados sobre qualquer tipo de sintomas. 
A vídeo consulta também dá direito a receita de remédios que podem ser adquiridos com desconto em farmácias de todo o país, por meio do benefício Desconto Farmácia incluso nos planos do Ôn Vida+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =