bonecos articulados de madeira

Assistência social: um guia resumido

A função do assistente social pode ser desconhecida por muitas pessoas, apesar de desempenhar um papel de extrema importância na construção da sociedade. 

Entenda sobre a importância da assistência social, como e quando você deve buscar auxílio. 

O que é assistência social?

Assistência social é uma política pública que se encarrega de que todos os cidadãos brasileiros tenham os direitos básicos, dentro de uma sociedade ou como indivíduos. Um assistente social é acionado caso a pessoa se encontre em uma situação de vulnerabilidade e que não tenha acesso aos setores básicos públicos, como saúde e educação. 

A gestão de política pública é compartilhada pela união, estados e municípios, tudo para dar um maior suporte ao maior número de pessoas necessitadas possíveis. Cada município tem uma assistência diferente para atender a diversidade de cada cidade de forma personalizada.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, e por isso esses diversos projetos de assistências sociais espalhados pelo Brasil. Quanto mais projetos, mais pessoas atendidas, e assim o Brasil se favorece em vários aspectos da sociedade.

Mas o que um assistente social faz?

Qual o papel de um assistente social? 

O papel de um assistente social é proporcionar apoio, orientação e proteção às pessoas que estão precisando das necessidades básicas dentro do núcleo familiar ou em sociedade. Sua responsabilidade também é de encaminhar os necessitados para as áreas das quais eles estão debilitados, como saúde.

É por isso que foi criado o SUAS (Sistema único em Assistência Social), para fornecer um maior acolhimento e te orientar da melhor maneira possível, através de projetos e benefícios para as famílias e as comunidades. Eles ajudam em caso de pobreza, violência dentro da família, trabalho infantil, entre outros.

O SUAS também oferece abrigo para as pessoas em situação de abandono ou que correm perigo dentro da família, além de ser o ponto de apoio para várias famílias carentes, dando a proteção que talvez eles não estejam recebendo de outros setores.

Quando devo buscar assistência social?

Se você acha que está passando por alguma dessas situações citadas anteriormente, procure imediatamente alguma rede do SUAS, ou para qualquer projeto de assistência social de sua cidade ou municípios. 

Caso você não esteja em situação de risco, mas conheça alguém que está, também ligue para o órgão, assim a ajuda adequada pode analisar a situação e ver qual o melhor tipo de abordagem para a pessoa, conforme sua necessidade.

Como funciona o suporte de assistência social do Ôn Vida+?

Se você é usuário Ôn Vida +, você tem direito a uma assistência social de forma rápida e prática. Nossos assistentes vão te dar todo suporte necessário caso você esteja passando por algum momento de necessidade social, sem o constrangimento de um encontro físico, tudo pelo celular.

Nossa assistência social está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para melhor atendê-lo em casos mais complicados e que exijam um maior cuidado, por telefone ou em vídeo. Nós também te encaminhamos para os demais profissionais franqueados em nossa rede, dos mais diversos setores, se for necessário. 

A Ôn Vida te ajuda em todos os aspectos da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =