comidas

Alimentação em cada fase da vida: entenda a importância de uma dieta balanceada

Para cada uma das fases da vida são necessários diferentes tipos de nutrientes, o corpo do ser humano tem necessidades distintas em relação a nutrição do mesmo durante o seu desenvolvimento. 

Dessa forma, ter uma dieta balanceada que consiga conter e suprir toda a necessidade nutricional, além de obter um pleno desenvolvimento do corpo humano é essencial principalmente para crianças, adolescentes, adultos e idosos. É importante ressaltar ainda que, cada indivíduo possui uma estrutura corporal diferente e, por isso, tem uma necessidade alimentar distinta. 

Alimentação saudável para recém-nascidos

A alimentação saudável para recém-nascidos é extremamente importante, principalmente para que eles ganhem imunidade ao longo do tempo e consigam evitar doenças e possíveis infecções nesta fase em que o corpo do ser humano é muito frágil.

Segundo as orientações médicas, em geral, o ideal é que os recém-nascidos sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida. Em casos que a mãe não consegue alimentar seu filho dessa forma, existem leites específicos para cada período de tempo que devem ser dados a criança apenas após a prescrição e o acompanhamento de um pediatra.

Nesta fase da vida, pelo fato de o único alimento ser o leite, a nutrição do recém-nascido depende basicamente da alimentação da mãe, pois, todos os nutrientes são passados de acordo com as comidas que são consumidas pela mãe do bebe.

Após essa fase, a introdução de alimentos sólidos costuma ser feita de maneira gradativa entre os 6 meses e os 2 anos. Neste momento, o ideal é que os pais estejam sempre atentos a quais alimentos estão sendo dados e estimulem a criança a comer frutas, legumes, verduras e outros alimentos saudáveis.

Alimentação saudável na infância

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2019 indicou que cerca de 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas. Esse é um dado extremamente alarmante e que deve ser observado e levado em conta cada vez mais pelos pais e responsáveis.

A alimentação da criança nesta fase da vida costuma ser muito similar a de seus pais, portanto se eles ingerem apenas comida de fast food, refrigerante e outros alimentos que não são saudáveis, a criança também vai fazer isso e pode desenvolver sérios problemas de saúde.

Alguns dos mais comuns são:

  • baixa imunidade biológica;
  • obesidade;
  • compulsão alimentar;
  • fraqueza muscular;
  • entre outros.

Além disso, cabe ressaltar que nesta etapa da vida, você está conhecendo todos os tipos de alimento e existe uma definição de quais a pessoa gosta e quais aquele ela não gosta. Portanto, os tipos de alimentos que um indivíduo ingere durante a sua infância podem definir seus hábitos alimentares para o resto da vida.

Alimentação saudável na adolescência

Na adolescência, a alimentação acaba se desassociando dos nutrientes ingeridos pela família e pelos pais, pois, é comum que o adolescente já saiba quais as principais comidas que ele gosta e coma bastante fora de casa.

Por isso, essa fase exige uma atenção dos pais, já que alguns adolescentes se alimentam muito mal, consumido apenas comidas como, pizzas, hambúrguer, refrigerante, sorvete, doces e a alimentação pode acabar afetando o rendimento físico e escolar.

Dessa forma, é muito importante ter uma alimentação balanceada aliada a prática de esportes para garantir uma saúde alimentar, nutricional e a formação de hábitos saudáveis.

Alimentação saudável na vida adulta

Na vida adulta, é necessária uma preocupação maior com esse tema, pois, costumam aparecer diversos problemas de saúde, tanto relacionados ao sedentarismo, quanto relacionados ao próprio envelhecimento do corpo ou a má nutrição realizada durante os momentos anteriores da vida.

Portanto, ter uma dieta focada em alimentos in natura e deixar os processados de lado, pode ser uma excelente opção. Além disso, devido aos fatores citados anteriormente, é essencial que você conte com um acompanhamento nutricional, para poder evitar doenças e complicações durante o envelhecimento do seu corpo.

Alimentação saudável para idosos

Os idosos fazem parte de um dos grupos que devem tomar mais cuidados com a alimentação e têm que se alimentar da maneira mais saudável que conseguirem. Não há dúvidas que a alimentação saudável prolonga a vida e nesta etapa de envelhecimento do corpo em que costumam aparecer algumas doenças, a alimentação alinhada a caminhadas e outros exercícios físicos mais leves são fundamentais para uma boa qualidade de vida.

Nesta fase, costuma ser necessária a maior ingestão de zinco, cálcio, magnésio e outros elementos, que são substâncias encontradas em carnes magras, frutas, verduras e leguminosas, como cenoura, batata doce, espinafre, tomate e pimentão.

Ôn Vida+ conta com suporte de telemedicina, videoconsulta, e nutricionistas

Como visto anteriormente, para cada etapa da vida, diferentes tipos de alimentos e nutrientes são necessários e, sem dúvidas, para saber qual você deve consumir e em a quantidade em que isso deve ser feito, você deve contar com um acompanhamento de médicos como um pediatra, quando criança, um geriatra quando idoso, mas também, um nutricionista.

Dessa forma, se você quiser ter o suporte de médicos e nutricionistas 24h por dia, sem precisar fazer nenhum tipo de consulta de agendamento  e realizar consultas através da telemedicina por meio de vídeoconsulta, chat, ligação telefônica e ainda ter desconto em farmácias, entre conte com a Ôn Vida+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =